A cada século surgia um frenesi de uma epidemia, bactérias, vírus, doenças que acabaram com muitas e muitas pessoas. A cada época um desafio. Em cada desafio, perdas.
Muito provavelmente o desafio do nosso século é a luta contra as doenças da alma: síndromes, neuroses, psicoses, ansiedade e depressão. A ciência cria medicações para tratar sintomas que nos imobilizam, mas que não aparecem em hemogramas ou ressonâncias. O problema parece ser algo mais profundo e isso cria na sociedade uma uma pertubação cansativa. Cansaço da Alma.
Mas o que fazer em meio a vida que levamos? Com a dinâmica que temos? Como descansar a alma? Espero poder tratar desse assunto com bastante sensibilidade. Não é fácil.
Na época de Cristo também havia uma certa vida acelerada, tudo muito novo, fatos que ainda iriam acontecer e que, na dinâmica da vida de pescadores, funcionários do império e agricultores, não cabia em suas mentes: alguém morrer para poder salvar o outro. Era algo que não tinha cabimento (talvez soe assim ainda hoje). Contudo em meio a este cenário Jesus diz:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16.33
A palavra Mundo é usada no Novo Testamento com três significados:
- Criação, planeta: lugar onde vivemos no universo;
- Pessoas: o habitantes desse planeta;
- Sistema de Pensamento: como as pessoas vivem nesse planeta.
Olhando para palavras de Jesus podemos perceber duas esperanças e uma certeza:
Esperança 1: aquilo que Jesus diz na sua Palavra nos traz paz.
Esperança 2: Ele venceu o sistema que nos cansa: faça mais, trabalhe mais para ter mais!
Certeza 1: Sempre teremos aflições.
Acredite, todos experimentaremos aflições, mas se descansarmos em Cristo e em suas palavras teremos paz e começaremos a vencer as doenças da alma mudando os valores que damos a Deus, família e religião (nessa ordem).
Tenha paz, descanse sua alma!
Rev. Albertino Neto