Como posso ter certeza que Deus vai agir?

Boletim Nº 10 ANO 01 –  

Quando fazemos esse tipo de pergunta, certamente estamos passando por alguma dificuldade. Normalmente quando estamos esgotados e com pouca percepção de solucionarmos essa dificuldade, ficamos sem esperança.

Como podemos viver com essa expectativa ruim? Quando Paulo escreveu a Carta aos Filipenses, estava aprisionado, provavelmente em Roma. Por escrever na experimentação da aproximação da morte, ele revelou a convicção esperançosa que ele tem: tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar (Fp 1:6). A nossa convicção de que Deus vai agir é demonstrada pela fidelidade que ele tem a sua própria Palavra (Nm 23.19; Hb 10.23, Lc 21.18), não tem a ver com aquilo que fazemos (Ef 2.8-10), é simplesmente misericórdia do Senhor sobre nós. A nossa fé precisa estar alicerçada no fato de que Deus é providente e tudo acontecerá para o nosso bem, quer entendamos ou não.

Esse, na verdade, é um salto convicto para a dependência de Deus, é o exercício de confiança e espera no Senhor. Deus irá agir e, enquanto ele não age, nossa certeza é a de que ele irá completar a sua obra em nós. Mais cedo ou mais tarde, contudo sempre no tempo perfeito dele, ele irá efetuar sua vontade reveladora a nós.

Outro tema que nos é garantido nesse versículo com bastante importância é que a esperança não se perde quando perdemos alguém. A esperança permanece até Cristo voltar, nas palavras de Paulo: quem começou a boa obra irá completá-la até Cristo voltar. Isso demonstra que nossa esperança nem é terrena, e nem temporária, mas vem do céu, o qual nos entrega a certeza da eternidade.

Quando enfrentarmos algo desesperador, lembre-se de que nada do que aconteça aqui acontece sem a permissão de Deus, lembre-se também de que se tudo der errado, ainda assim, está dentro do limite que posso aceitar e temos a garantia de eternidade sem dor e pranto.

Não é fácil viver como cristão em nossa época, mas quanto mais colocamos nossas vidas nas mãos do Senhor, menos abalados seremos com o problemas da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *