A melhor escola do mundo!

Boletim Nº 13 ANO 01 – 

No século XVIII, o cenário era desolador, o uso de máquinas à vapor estava crescendo, marcando a história com aquilo que foi chamado de Revolução Industrial, por conta do aumento das fábricas crianças e jovens trabalhavam por horas nelas, era chance de conseguir algum dinheiro numa época de extrema pobreza. Não haviam escolas públicas, o pouco avanço que havia em adquirir cultura em baseado no ensino na igreja protestante baseado na Bíblia. Foi em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, na Inglaterra que um jornalista, Robert Raikes, percebeu o sofrimento com a desigualdade social e o analfabetismo da maioria de sua população e, por conta do trabalho, o único dia de folga era o domingo e as crianças, a partir de 12 anos, ficavam nas ruas, sem nenhum tipo de supervisão e cuidado.

O jornalista Robert Raikes passou a se incomodar com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo.

As Escolas Dominicais fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento da educação pública popular. Raikes conseguiu o apoio de algumas senhoras que iam às casas explicar sobre o trabalho e convencer os pais da importância do ensino para os jovens. O trabalho cresceu e em três anos já havia sete escolas com média de 30 alunos cada. A transformação a longo prazo foi tão grande que em 12 anos não existia nenhum criminoso para ser julgado.[1]

Sem dúvida alguma, no avivamento gerado pelos irmãos Wesley, João e Carlos, na Inglaterra do século XVIII, a escola dominical cumpriu sua tarefa poderosa de transformar uma geração que vivia sem esperança. A amplitude desse avivamento foi baseada na transformação espiritual, moral e intelectual. Glória Deus por essa escola tão marcante!

[1] Baseado no site https://pleno.news/fe/escola-dominical/conheca-a-bela-historia-da-escola-biblica-dominical.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *