A importância de uma mãe

Boletim Nº 03 ANO 01 –

Ao contrário do que as filosofias podem nos acusar, o cristianismo é a comunidade religiosa que mais enaltece a posição feminina. Quantas e quantas mulheres são citadas na Bíblia como peças-chave para a solução dos desafios do povo? De Eva veio a promessa de que de sua semente viria para salvar toda a humanidade. Rute, que nem mesmo era do povo de Israel, foi ascendente direta de Jesus, tanto quanto Raabe, que era uma prostituta, entrou nessa genealogia por abrigar espiões do povo de Deus na Terra Prometida.

Mulheres que, após terem um encontro com Deus, permaneceram fiéis e, por isso mesmo, foram instrumentos poderosos para que houvesse redenção final, tudo isso fazia parte do plano divino. No decorrer da história da igreja, mães fiéis se propuseram a ensinar seus filhos sem negociar sequer uma doutrina ou mandamento bíblico. Susanna foi uma dessas mulheres, criou oito filhos e sepultou outros 11. No século XVIII, a esperança de sobrevivência no nascituro era desafiadora, contudo, aqueles a quem o Senhor derramou misericórdia, sobreviveram. Susanna pôde ensinar sobre a bondade e salvação do Senhor. Fazia isso com uma sistemática infalível, enquanto Samuel, seu marido, exercia seu ministério itinerante pastoreando boa parte da Inglaterra. Numa carta ao marido, ela citou:

“Sou mulher, mas também sou dona de uma família numerosa. E embora a carga superior das almas contidas nela esteja sobre você, ainda assim, em sua longa ausência, não posso deixar de olhar para cada alma que você deixa sob minha responsabilidade como um talento confiado a mim sob um fundo. Não sou um homem nem um ministro, mas como mãe e amante senti que deveria fazer mais do que já havia feito. Resolvi começar com meus próprios filhos; no qual observo o seguinte método: tomo tanto tempo quanto posso poupar todas as noites para conversar com cada criança separadamente.”

Seu método era tão excelente que as devocionais em família atingiram cerca 200 pessoas frequentes em poucas semanas. Susanna foi responsável por educar João e Charles Wesley fundadores da Igreja Metodista que tem 284 anos desde sua fundação na Inglaterra. A Bíblia deixa uma promessa sobremodo excelente, uma tarefa que qualquer mulher fiel poderá ter esse privilégio novamente: edificar sua casa de tal forma que todo o mundo será impactado.

A mulher sábia edifica a sua casa… (Pv 14.1). Creiamos no Deus que pode usar mulheres de forma poderosa novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *