Os desafios que enfrentamos na vida, normalmente, enfrentamos sozinhos. Pelo menos é o que 62% dos brasileiros afirmaram à revista Você S/A quando estão diante das decisões profissionais. Parece-nos que a pandemia tem causado uma doença terrível em nossas mentes: o sentimento de solidão. Não é simplesmente estar sozinho, é desenvolver um sentimento que ocorre mesmo em meio à multidão. Como isso acontece? Por que estou experimentando isso? Ao fazer essas perguntas, podemos obter na Bíblia as respostas e o tratamento bíblico necessários.
Rever nossos valores e metas fazem parte do tratamento. A Bíblia nos diz que não podemos pensar além do que somos (Rm 12.3) e que buscar ajuda é pertinente à caminhada cristã, seja por meio de conselhos (Pv 11.14), pela disposição de ajudar e se ajudado (Gl 6.2) ou mudar as metas (Mt 6.33). Em todos os momentos da vida a autocrítica nos faz repensar sobre as nossas próprias necessidades e os objetivos de Deus para nós.
O que precisamos ter em nossos corações é a certeza de que mesmo que andemos sozinhos, em meio ao vale da sombra da morte, o Senhor estará conosco (Sl 23.4) e também nos ajudará e nos fortalecerá (Is 41.10). A demais o que precisamos exercitar, na maioria das vezes, é audição. Muitas vezes estamos tão inseridos em nossa própria caverna que não conseguimos ouvir os avisos das pessoas que mais nos amam. Tudo que é exagerado roubará tempo de alguém e isso será a força motriz dos avisos que receberemos em amor. Se nos dedicarmos demais ao trabalho, a família reclamará. Se nos dedicarmos demais ao lazer, as metas não serão cumpridas e assim por diante. Administrar essa agenda faz parte da caminhada cristã, valorizar pessoas ao invés de coisas e reconhecer seu próprio limite também nos ajudará nessa organização. Você consegue perceber que a solidão moderna vem da incansável tarefa de querermos ser melhores e atingirmos metas inatingíveis? Em nossos dias a tarefa de obter sucesso em tudo que fizermos nos leva a começarmos algo juntos e terminarmos nos sentindo sozinho. Provavelmente a aflição que vivemos hoje poderia ser trocada pela noção de suficiência. Encontre seu limite e volte a viver em comunidade. Compartilhe e ouça quem lhe dá avisos em amor.