Em épocas de crise descansar no Senhor parece-nos ser um desafio ainda maior. Muito desse sentimento envolve nossa pressa em obter resposta de oração. Como é difícil exercitar a arte de esperar e obter frutos de confiança em Deus. Distante da confiança em Deus perguntamos quanto disso tudo tem validez? Quais os propósitos de uma situação tão conflitante? Normalmente vemos pessoas em desespero se distanciando cada vez mais do Senhor.
Quando Cristo morreu na cruz, ele nos libertou da escravidão do pecado, contudo, ainda permanecemos a mercê do universo que também foi afetado pelo pecado. Coisas ruins acontecem com pessoas boas, ainda assim sabemos que Deus tem um propósito para tudo debaixo do céu. Ele trabalha em nós e por nós para que cresçamos num relacionamento com ele e experimentemos a confiança plena nele.
Podemos descansar em Deus, veja o exemplo do povo de Israel na época de Jeremias. Eles abandonaram a Deus e inventaram soluções para o próprio anseio da alma (Je 2.13), no entanto, Deus diz que onde houver arrependimento ele restaurará o exausto e saciará o enfraquecido (Je 31.25). Temos resposta certa e descanso no Senhor, não viva aflito.
Outro exemplo do cuidado de Deus vem da sua própria misericórdia. A lei contra a idolatria, que a Bíblia compara ao pecado de feitiçaria, diz que Deus visitaria até quatro gerações por conta do pecado, porém se houver arrependimento ele fará misericórdia até mil gerações (Êx 20.5-6).
Então, encontrar descanso no Senhor, envolverá arrependimento verdadeiro e obediência.
Cada um de nós tem personalidade que o conduz a seu próprio jeito de falar, visão interpretativa sobre algum assunto, contudo, é o nosso comprometimento com Deus que irá controlar todas as nossas atitudes. Por isso a ordem é: alegrar-se no Senhor (Fp 4.4) e demonstrar o fruto do Espírito (Gl 5.22). Todas a minhas atitudes precisam estar debaixo da autoridade bíblica que há sobre nós. Toda vez que tentamos um jeitinho brasileiro de falar, agir ou decidir a respeito de algo, sem a orientação bíblica, experimentaremos cansaço. Usaremos o mesmo método que o mundo usa: pragmatismo. Não podemos ser assim. Os fins não justificam os meios!
Você entende porque vivemos cansados? As pessoas estão procurando sucesso e convivência perfeita dizendo que existe uma urgência em “sobreviver” num mundo de jaz no maligno. O resultado será cansaço! O desempenho que a sociedade nos exige, e que nos cansa tanto, não pode ser nosso alvo, nosso alvo é Cristo! Sermos semelhantes ao filho de Deus nos trará prazer, sucesso e descanso que o mundo nunca nos proporcionará. Descanse no Senhor e o mais ele fará!